Receita: Pavê Vegan de Creme Branco com Chocolate

Olá!

Essa receita que vou compartilhar com você hoje foi uma deliciosa criação dos últimos minutos antes do ano novo (2017 / 2018) ! Recebi muitos amigos em casa para passarmos a virada, e fizemos muita comida boa e deliciosa. E aí eu acabei querendo fazer uma sobremesa diferente de tudo o que eu já tinha feito. Juntei 4 coisas: minha memória afetiva (dos pavês que minha mãe sempre fez pra gente), meu biscoito top que todo mundo ama e meu creme de coco com castanha favorito. Depois de pronto acabei até colocando uma camada da calda de chocolate incrível que faço para os bolos para ficar ainda mais bombástica essa receita de pavê. Não deu tempo de tirar foto! Esse vídeo foi o único registro do pavê rsrs Ele ainda não tava com a calda de chocolate porque coloquei só depois para comer com esse restinho de pavê que sobrou 🙂

O pavê é vegano, com uma textura incrível, quando vai pro congelador vira um super sorvete, só leva açúcar do bem, é fácil de fazer e tenho certeza que todos vão amar : até quem não come nada de comida vegana rs

Vamos à receita!

PAVÊ  VEGAN DE CREME BRANCO COM CHOCOLATE

Ingredientes para o biscoito

2 xícaras de farinha de aveia peneirada (fazer a farinha em casa triturando a aveia em flocos grossos no liquidificador)

1 xícara de farinha de amêndoas (triturar as amêndoas no liquidificador ou processador até virar farinha)

3/4 de xícara de melado de cana

1/2 xícara de óleo de coco derretido

Pitada de sal marinho não refinado

1 colher de chá de cardamomo em pó

1 colher de chá de canela em pó

10 gotas de baunilha líquida orgânica (marca valeso)

1/2 colher de sopa rasinha de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

Misture os secos (incluindo o bicarbonato de sódio) primeiro mexendo bem. Depois acrescente o melado, o óleo de coco  e a baunilha. Mexa bem. Vai ficar bem mole. Em uma assadeira grande (40cm /28cm) espalhe bem essa massa por toda a assadeira (ou a maior parte dela) procurando deixar ela bem esticadinha para assar uniforme. Se precisar, pegue um pedaço de filme plástico ou um saquinho plástico transparente e limpo para conseguir espalhar bem sem grudar nas mãos. Leve ao forno pré aquecido a 180/200 graus e deixe assar por uns 15-20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de retirá-la e manusear.

Ingredientes para  Creme Branco

2 xícaras de leite de coco caseiro concentrado

1 xícara de castanha de caju CRUA hidratada por 4 horas (descarte a água e lave bem antes de acrescentar no liquidificador)

5 colheres de sopa de açúcar mascavo clarinho

10 gotas de baunilha líquida orgânica (marca valeso)

Pitadinha de sal marinho não refinado

Modo de Preparo

Liquidifique todos os ingredientes na potência mais alta do seu liquidificador até ficar um creme bem lisinho. Prove e acerte no açúcar se preferir (sabendo que quando for pra geladeira de um dia pro outro ele vai ficar bem doce com a quantidade que coloquei na receita). Reserve.

Ingredientes para a Banana “Grelhada” (opcional mas fica muito bom!)

3 bananas d´água bem madura

Óleo de coco para untar a frigideira

Canela em pó para salpicar

Modo de Preparo

Corte as bananas em fatias finas. Unte uma frigideira com óleo de coco. Leve ao fogo médio as bananas para “grelhar” – a banana d´água, que foi a que usei, na verdade você só vai cozinhar um pouco porque ela possui muita água e não conseguirá grelhar, mas ela vai ficar com um gostinho delicioso do óleo de coco e vai ficar mais molinha que vai combinar muito com o recheio do pavê. Reserve.

Ingredientes para a Calda de Chocolate (opcional, mas faz toda a diferença)

1 xícara de leite de coco bem concentrado

2 1/2 colheres de sopa de cacau alcalino

2 1/2 colheres de sopa de açúcar mascavo

Pitadinha de sal marinho não refinado

1/2 colher de sopa de óleo de coco derretido

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes com um fouet e leve ao fogo médio em uma panela até começar a ferver. Depois diminua um pouco o fogo e mexa até dar o ponto de calda. Reserve.

Para a montagem do pavê:

Quebre o biscoito em pedaços grandes. Em uma forma 25cm /15cm coloque uma camada de biscoito, depois uma de banana espalhada com espaço, um pouco do creme,  depois mais uma de biscoito, depois uma de banana, se ainda tiver biscoito mais uma camada e por último o creme branco. No final acrescente a calda de chocolate. Leve para o congelador por umas 4 horas se quiser comer logo, ou espere ele ficar INCRÍVEL deixando de um dia pro outro na geladeira.

A gente por aqui deixou direto no congelador e ficou um sorvete maravilhoso!! Experimente e depois me diga o que achou? 🙂

Beijos e Feliz 2018!

Malu

 

 

1 comentário


  1. Parece maravilhoso. Mas trabalhoso…
    Parece trabalhoso, mas maravilhoso… Tentarei!
    Feliz Ano Bom!!!

Deixe o seu comentário! Vamos trocar :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *