Minhas dicas de Cosméticos Naturais e Orgânicos

foto 1 post cosmeticos

Olá!

Tenho recebido ultimamente muitos emails e mensagens nas mídias sociais me perguntando quais os cosméticos naturais que eu uso, quais recomendo, e quais eu mesma faço em casa.

Então, hoje vou compartilhar com você alguns produtos que eu descobri e venho usando que são, tanto de indústria brasileira quanto gringa que eu gosto e recomendo, e também vou compartilhar algumas dicas de cosméticos naturais que podemos ter e/ou fazer em casa.

Cosméticos são produtos de beleza e higiene que tem como papel fundamental nos proteger, nos nutrir e manter a beleza e qualidade do nosso corpo (externo). Porém, vamos confessar que isso não é muito o que encontramos vendendo por aí. Na verdade, o que mais encontramos são produtos extremamente intoxicantes, que nada nutrem nossa parte externa do corpo e na verdade viciam-o e vão aos poucos nos agredindo.

foto 2 texto cosmeticos

LIVRO: CEM ANOS DE MENTIRA 

Eu tenho um livro que eu gosto muito e tenho como referência de informações sobre a real dos cosméticos e outras químicas intoxicantes que foram desenvolvidas ao longo desses últimos 100 anos. Ele se chama: “Cem anos de Mentira – Randall Fitzgerald”. Esse livro vale muito a pena pela conscientização que ele trás para nós sobre tudo que está nos intoxicando e deixando a gente doente. Super recomendo!!!

Esse livro me trouxe muita informação boa e com ele e com outras informações que já estava me dando conta na época, senti uma urgência em buscar novas alternativas de cosméticos naturais, tanto os comercializados quanto os que podemos fazer em casa.

foto 3 texto cosmeticos

A ÉPOCA QUE EU NÃO USAVA NADA DE COSMÉTICO

Eu já tive uma fase da minha vida (e tenho até posts aqui no site desta época) que eu não utilizava absolutamente nenhum cosmético. Nada mesmo! Eu fazia tudo – do shampoo à pasta de dente.

Os resultados até que eram legais, mas depois de um tempo meu corpo não estava respondendo tão bem. Meu cabelo então foi um dos que mais sentiu! Afinal, eu resolvi largar toda forma de cosmético, mas eu ainda morava numa cidade grande! Ora bolas, o cloro e outras tantas químicas que tem de na nossa água “tratada” da cidade, estava literalmente agredindo o meu cabelo e a minha pele.

Foi então que eu questionei se realmente valeria a pena continuar daquela forma, ou se eu ia me abrir para alguns cosméticos orgânicos e mais naturais que tem no mercado.

Na época eu fui atrás da minha amiga e consultora em cosmética, a Renata Esteves do BelezaOgânica.com

Conversamos, e ela me mostrou alguns produtos que ela vendia que eram o mais perto do natural possível. E resolvi testar. Pronto, o resultado foi super satisfatório e mantive assim meu consumo desses produtos desde então.

Claro que toda a bagagem que aprendi e experimentei com os cosméticos caseiros continuou comigo, e o que eu faço é ir alternando e misturando para obter os melhores resultados.

Agora que moro no meio do mato e temos nascente e água pura por lá, com certeza meu consumo por certos produtos que estou usando no momento vão diminuir, e vou acabar usando mais quando vier para as grande cidades. 🙂

Mas, você que ainda mora nas cidades, e que tem vontade de mudar seu consumo de cosméticos, eu sugiro que leia sobre essas marcas que compartilho aqui e experimente se sentir que gostou da proposta deles. Com muita felicidade, hoje existem muitassss marcas novas no mercado fazendo produto de qualidade e que geram resultados maravilhosos.

foto 4 texto cosmeticos

COMO ESCOLHER COSMÉTICOS NATURAIS CONFIÁVEIS ?

Existem algumas dicas fundamentais que você precisa ficar atento antes de você comprar os cosméticos, e são:

  • você precisa LER O RÓTULO;
  • verificar se não existem certos ingredientes muito prejudiciais para nossa saúde;
  • e depois ir nesse site AQUI e verificar o grau/nível de intoxicação que ele pode ter.
  • Também não deve ser testado em animais;
  • e melhor ainda se forem orgânicos (ou seja, terem certificado orgânico).

Para ler o rótulo (tanto de cosmética quanto de alimentos) você precisa ficar atendo aos primeiros ingredientes, pois são eles que contém em maior quantidade. Isso quer dizer que um cosmético pode até conter um ou outro ingrediente que não seja totalmente ideal, mas ele nunca pode estar nos primeiros da lista!

Porém existem alguns que não podem estar neste lista nem pensar! Nem no início e nem no final 🙂 E são esses (sendo que existem muito mais):

  • parabenos
  • triclosan
  • petroquímicos derivados de amônia
  • petroquímicos (óleos minerais)
  • fragâncias e corantes sintéticos
  • ftalatos
  • BHT
  • EDTA
  • Liberadores de formol
  • Lauryl Sulfato de Sodio (Sodium Lauryl Sulfate)
  • alcool

Bom, depois que você já verificou se tem alguns desses ingredientes, o legal agora é ir nesta site: http://www.ewg.org/ e na barra de busca você buscar os ingredientes individualmente para saber o grau de toxidade. Normalmente, mesmo os produtos brasileiros normalmente tem o nome em inglês e fica fácil de buscar. 😉

foto 5 texto cosmeticos

COSMÉTICOS QUE EU USO E RECOMENDO

Eu gosto de algumas marcas, e to sempre experimentando também conhecer outras. Principalmente se tiverem toda uma pegada bacana por trás. Já adianto que muitos produtos que uso dessas marcas abaixo, não são necessariamente de uso diário e nem de uso exagerado. Acredito muito no uso consciente e suave, e na alternância com outras formas mais simples e naturais que mencionarei logo logo. 😉

Fiz esse post com o intuito de ajudar com a minha experiência outras pessoas que buscam saber como escolher cosméticos naturais e quais marcas são mais confiáveis. 

Algumas delas são:

  • Preserva Mundi (www.preservamundi.com.br) – É uma empresa comprometida que tem desde repelente para uso humano, animal e jardinagem, e tem também sabonete que eu gosto MUITO de Neem.
  • Live Aloe (www.livealoe.com.br) – Tem produtos muito bons, que inclusive estou utilizando neste momento. E são produtos ótimos pra quem está fazendo a transição de cosméticos convencionais para cosméticos naturais pois sua textura/consistência e cheiro é muito parecida e não deixam nada a desejar! A linha deles é toda orgânica certificada e o resultado é incrível.
  • Multi Vegetal (www.multivegetal.com) – Eu gosto muito dessa marca também pois ela é bem natural e tem um cheirinho mais suave, que eu particularmente gosto. E pra mim, pro meu corpo e cabelo, os produtos desta marca dão ótimos resultados. Mas, pra outras pessoas que sentem uma necessidade grande de produtos muito similares com os convencionais, talvez estranhem um pouco a textura deles.
  • Alva (www.alvabrasil.com.br) – Essa é uma marca de maquiagem orgânica e mais natural. Eu AMO! Eu uso e recomendo. Pra quem gosta de maquiagem, ela não deixa nada a desejar. Ela não é uma marca brasileira (é alemã), mas você encontra com facilidade pela internet pra comprar e é muito confiável.
  • Surya Brasil (www.suryabrasil.com.br) – São produtos bacanas também para quem está na transição e não quer sentir muito a diferença. Eles tem uma linha de esmaltes que são menos tóxicas. Eu tenho alguns e uso de vez em quando. Porque realmente não gosto de tampar as unhas por muito tempo e nem toda semana :), pois dessa forma ela não respira tanto, e nem posso (por causa da minha profissão de Chef) usar muito esmalte. O bacana da linha é que eles possuem menos 7 ingredientes tóxicos.
  • Mineral Fusion (www.mineralfusion.com) – É uma marca gringa de maquiagem mais natural. Eu tenho alguns produtos dessa marca e gosto muito do resultado também.

Max Green Alchemy (www.maxgreenalchemy.com) – É uma marca gringa de San Francisco EUA que tem uma linha para os cabelos incrível! De shampoo, condicionador à gel e “modeladores” de cabelo para estilizar.

As formas mais naturais e simples que alterno e tenho sempre em casa são:

  • Óleo de coco – eu uso como “pasta de dente” junto do açafrão da terra. Uso como “protetor solar” e pós sol. Também utilizo depois de usar um creme hidrante corporal para regenerar minha pele e protegê-la (pois o óleo de coco não é necessariamente hidratante como muitos pensam, mas sim regenerador e protetor. Pois para um produto ser hidratante ele tem que conter água 🙂 E também uso como remédio caseiro.
  • Açafrão em pó – que uso como pasta de dente alternando a pasta dental orgânica que uso.
  • Argila – faço máscaras pro rosto e corpo, e também uso como “pasta dental” as vezes, misturando com um pouco de oleo de coco.
  • Óleos essenciais puros (uso e confio na marca Lazslo) – tenho alguns bons e de emergência como é o caso do TEA TREE.
  • Gel de babosa – quando tenho a babosa fresca, eu processo um pouco com água filtrada ou de coco e uso nos cabelos, na pele…
  • Frutas como: abacate e banana são ótimos “cremes” tanto pro cabelo quanto para a pele (sendo que o abacate fica melhor pra pele rs). É só liquidificar pra ficar bem lisinho e passa um bocadinho nas pontas do cabelo. Se for usar na pele use o abacate também liqudificado e pode misturar algumas gotas de algum óleo essencial.

Bom, acho que é isso por hoje 🙂 Espero ter te ajudado a ter mais opções de escolhas em relação aos cosméticos naturais. Vale a pena mudar meus queridos, pois a saúde depende não só de alimentação saudável, mas também do que colocamos na nossa pele (diariamente). Fique atento a isso, e espero que mude para melhor 😉

Beijo grande e lembre-se: se ainda não se inscreveu no meu site, corre pra se inscrever por AQUI e aproveitar para receber sempre minhas atualizações, promoções e dicas. 

Referências para pesquisa:

http://www.safecosmetics.org/get-the-facts/chemicals-of-concern/

http://www.ewg.org/

Deixe o seu comentário! Vamos trocar :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *