Como usar as fraldas de pano modernas?

Olá!

Finalmente meu post tão aguardado sobre quais fraldas de pano eu uso, como usar, cuidar, lavar, secar e outras dicas tão importantes que você não encontra tanto por aí.  Até porque tem a minha experiência do dia a dia com meu primeiro filho de 3 anos e agora, minha segunda experiência com meu filho de 4 meses e meio.

Além do post escrito eu também fiz um vídeo explicativo 🙂 Aproveite e compartilhe com suas amigas ou amigos que estejam se perguntando como usar essas fraldas de pano modernas 😉

Vamos lá?

Primeira coisa é escolher bem a marca que você vai investir. Sim, as fraldas de pano são um investimento inicial relativamente grande, mas que depois você vê a economia que faz a longo prazo. Até porque as fraldas de pano podem ser passadas de um filho para o outro! 🙂 Mas, pra isso, você precisa cuidar muito bem delas. E nesse post vou te mostrar como.

Pra escolher bem a marca (pelo menos com a minha experiência) você precisa avaliar algumas coisas:

  • local onde você mora (se é frio, úmido, chove muito, chove pouco, muito sol, pouco sol, muito vento, pouco vento etc.)

O local onde você mora é muito importante de ser avaliado para que você não passe perrengue para secar as fraldas. Elas são modernas, feitas com tecidos mais fáceis de secar, porém precisa ter um mínimo de espaço com sol, vento, ou luz solar incidente para secá-las. Se você tem ou puder investir em máquinas de secar ou lavar/secar vale a pena também numa emergência. O cuidado com a forma de secar vou falar mais adiante.

  • se gosta de praticidade máxima ou fica tranquila (o) de montar as fraldas com calmas.

Muitas marcas por aí brasileiras tem um design lindo porém não são tão práticas pro dia a dia. Tem que ajustar muitos detalhes na fralda, são feitas com tecidos que não tem qualidade boa e vazam MUITO! Ou seja, uma dor de cabeça desnecessária que faz muitas pessoas desistirem das fraldas de pano.

Eu particularmente gosto de fraldas que sejam prontas, com fechamento de botão e fáceis de ajustar. 

Na minha busca pela internet na época que estava grávida do meu primeiro filho (há 3 anos atrás), encontrei algumas marcas que comprei para experimentar e só uma delas realmente eu gostei. Foi a marca Dipano. As fraldas são muito bem feitas, fáceis de ajustar, tem umas capas lindas, não vazam com facilidade, tem tecidos de qualidade que duram anos!

As fraldas com meu filhos duram 4 horas ou mais dependendo do quanto de xixi ou coco que eles fazem no dia. E as fraldas noturnas duram 12 horas tranquilamente!!!

Minhas dicas!!!

Dica 1:

Se você quer ter sempre fralda de pano e ter uma folga e lavar as fraldas de 2 em 2 dias, faça um enxoval de 20 fraldas de pano (20 capas + 40 absorventes/recheios)  pelo menos. Sendo 16 diurnas e 4 noturnas. Até recomendo 5 ou 6 noturnas para quando o bebê faz mais coco e xixi. Sendo que você pode comprar somente os recheios/absorventes noturnos e usar as capas diurnas ou noturnas.

Dica 2: Para limpar meu bebê eu utilizo um fluido de troca de fraldas feito com água + óleos essenciais. Limpa bem, deixa um cheirinho gostoso, não agride a pele do meu bebê. Eu utilizo em um frasco de borrifar, ou seja, muito prático! Utilizo paninho de tecido para limpar (e depois ponho pra lavar tudo junto) ou algodão. Evito usar lenços umedecidos pois tem muita química e um cheiro que acho agressivo de tão forte.

Dica 3: Para lavagem:

  • se a fralda está suja com coco de recém nascido que só mama, basta você tirar o excesso debaixo d’água no tanque esfregando um pouco. NUNCA, DE FORMA NENHUMA passe sabão direto na capa da fralda de pano! Se quiser lavar na mão, dilua o sabão com água e aí sim lave. Excesso de sabão impermeabiliza a fralda.
  • se está suja com coco firme, basta retirar o coco com uma espátula (escolha só pra isso) e jogar no vaso sanitário. Retire o excesso de coco que fique na fralda debaixo d’água no tanque esfregando um pouco.
  • Na máquina, retire sempre os absorventes/recheios das capas e coloque na máquina de lavar. Ponha para enxaguar bastante antes e depois coloque para lavar normal. Eu utilizo um sabão de roupas da marca Terpen Oil  que é mais natural e bem concentrado. Eu utilizo um pouquinho mesmo dele para lavar. Coloco todas as outras roupinhas do meu bebe junto e lava tudo.

Dica 4: Para secagem:

  • Para secar no varal eu coloco as capas viradas para cima para o Sol retirar qualquer manchinha de coco que fique. Não utilize alvejantes com frequência somente em casos extremos e diluído em água a 1 por cento! Estraga a fralda e seu bebe pode absorver as químicas brabas. Tem um Percarbonato de Sódio que dizem ajudar a clarear as machinhas, é mais natural, porém ainda não testei. Se alguém já testou aí e puder me dar um feedback agradeço 🙂
  • Para secar na máquina preste bem ATENÇÃO: as capas só podem ser secas na secadora em temperatura FRIA (se não estraga como são impermeáveis a temperatura alta danifica esse impermeável). Os absorventes podem ser secos em temperaturas elevadas sem nenhum problema.

Dia 5:

Depois que secar tudo, monte todas as fraldas se possível para ficar mais fácil e prático de fazer a troca de fraldas no dia a dia 😉

Outras dicas:

  • é bom ter um saquinho impermeável para colocar as fraldas sujas quando você sai de casa.

 

  • Lembre-se que as fraldas são maiores, então provavelmente sua bolsa ou mochila para sair deve ter um tamanho legal para guardar tudo.

 

  • Para não perder as roupas, utilize extensores de body como esse da foto:

 

Bom, é isso, espero que tenham gostado do post, tenha ajudado e qualquer dúvida deixe um comentário que terei o maior prazer de trocar.

Grande beijo,

Malu

Ps.: Se você tem interesse em receber mais dicas e novos posts sobre o assunto MATERNIDADE, inscreva-se AQUI.

11 Comentários


  1. Olá, Malu! 🙂

    Sei que cada experiência é pessoal, por isso te pergunto, você acha que devo comprar um kit de fraldas menor e experimentar na primeira semana e só aí investir e comprar o conjunto maior de 20 fraldas?

    Muito obrigada por compartilhar conosco!
    Grande bjo,
    Fernanda


  2. Olá Vivian!
    Eu não recomendaria você utilizar vinagre nas fraldas. Pelo menos a marca que eu uso não recomenda. Até porque elas não são como as fraldas de antigamente e não precisam ficar passadinhas 🙂 Elas naturalmente secam e ficam certinhas “passadinhas”naturalmente 🙂


  3. Oi Lilian!
    O fluido que eu uso é da marca Vivo Naturalmente.

    Os absorventes e capas não precisam ser passados a ferro. Eles ficam lindos e passadinhos depois que secam 😉

    Beijos!


  4. Ei, Malu! Grata pelo post! Quais óleos essenciais vc utiliza no fluido de trocar fraldas? Outra coisa: será que os absorventes e o interior das capas podem ser passados? Abraços


  5. Ei Malu! Grata pelo post tão bem explicado e motivador. Ainda tô usando fraldas descartáveis biodegradáveis pra minha bebê recém nascida, mas quero muito fazer a transição pra fralda de pano. Quando lavo as roupinhas dela, uso vinagre branco pra lavar e amaciar as roupas; vc acha que eu poderia usar vinagre pra lavar as fraldas de pano tbm?


  6. Olá Bruna!
    Então, eu ganhei os meus extensores também 🙂 Não sei de onde. E tem roupas também que não encaixam, porém a maioria encaixa. As vezes meus extensores são gringos e por isso cabem nas roupinhas gringas que tenho. Será que é isso?


  7. Olá Fabíola!
    Eu não utilizo nada. Apenas secadora em alta temperatura SOMENTE NOS ABSORVENTES e muito sol.
    Estou para testar (como mencionei no post) o Percarbonato de sódio que serviria também para clarear as fraldas. Mas ainda não testei. Ele é mais natural.
    Não recomendo usar produtos muito abrasivos. 😉


  8. Malu, onde você comprou o extensor de body? Tenho dois (um eu ganhei e o outro comprei na Nós e o Davi) mas nenhum deles encaixa direito nos botões dos bodies da minha filha. Um saco! Quanto às fraldas, também adoro a Dipano! Beijos 🙂


  9. Oi ! Muito bom o post e bem explicado. Fiquei com dúvida se você usa algum produto para esterilizar a fralda? Por exemplo, minhas toalhas de banho gosta de usar na máquina o lysoform.


  10. Vou salvar aqui pra quando tiver o meu 😂❤️ Amei!


  11. Obrigado por compartilhar as dicas. Com certeza essas de pano são muito melhores para os pequenos. 🙂

Deixe o seu comentário! Vamos trocar :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *