biomassadebanana

Olá!

Hoje quero ensinar a você como fazer Biomassa de Banana Verde. Essa queridinha atual realmente tem uma valor maravilhoso para a nossa alimentação. Além de ser prébiotica (carboidratos que não são digeridos e que acabam por estimular a proliferação e a ação das bactérias que proporcionam benefícios ao nosso organismo).

A história da Biomassa é bem interessante, mas muita gente nem faz idéia de como ela foi descoberta.

Dei uma pesquisada e descobri quem descobriu foi uma brasileira chamada Heloísa de Freitas Valle lá pelos anos de 1996! Olha quanto tempo!! Mas, como sabemos que muita coisa boa demora para o povo aceitar e utilizar na alimentação do dia a dia, ela ficou mais famosa de alguns anos pra cá.

“A biomassa de banana verde foi uma descoberta fantástica de Heloísa de Freitas Valle, que em 1992 iniciou o cultivo de banana no Vale do Ribeira, no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo.

Num belo dia em meados de 1996 ao chegar à sua fazenda, percebeu que tinha sido roubada, toda despensa saqueada e não tinha alimentos para comer. Pediu aos empregados que fossem ao pomar e colhessem um cacho de banana verde. Elaborou uma sopa cozinhando a banana, depois separou casca e polpa, passou na peneira e despejou num caldo com ervas. Pronto, estava ali a sopa de banana verde, tomou-a e percebeu que muitas horas depois ainda não estava com fome. 

Comentando o ocorrido com o seu amigo, o Prof. Márcio Poiani, PhD em Química da Universidade Federal de São Carlos, ele esclareceu-a que isso acontecia porque a banana verde era rica em AMIDO RESITENTE, nutriente importante que aumenta a saciedade e reduz a fome.” *

O legal é que a Heloísa viu tantos benefícios na biomassa, que resolveu criar um Projeto, chamado Projeto Banana Verde, que tem o foco no combate ao desperdício no campo, gerando trabalho, contribuindo para melhoria das condições nutricionais de populações menos favorecidas e agregando trabalho e renda aos pequenos produtores que não tem vez na comercialização da fruta. Olha que bom saber disso! 🙂

Eu confesso que fui resistente até aceitar a biomassa como um ingrediente super bacana de ter na geladeira para engrossar molhos, fazer brigadeiro!!!, colocar em bolos etc. Tem mil e uma possibilidades!

Acredito que seja um alimento importante principalmente para quem quer diminuir ou retirar alimentos de origem animal da dieta, porque a Biomassa serve como “leite condensado”, “creme de leite” etc.

Super recomendo!

E o melhor é que é super fácil de preparar em casa.

Queridos, nós somos o terceiro produtor mundial de banana e ao mesmo tempo temos uma perda de 60%!!! Os produtores de banana (ou bananeiros) quando colhem a banana, tiram somente do cacho as pencas grandes, as outras eles DESCARTAM.

Enfim, é muito triste isso. E por isso que temos que nos conscientizar, aprender receitas novas e ser a demanda de alimentos naturais, orgânicos e de verdade, para que não tenhamos mais tantas perdas. A fome mundial poderia ser solucionada. Isso eu tenho certeza.

É muito importante utilizar banana verde ORGÂNICA, que não foi CLIMATIZADA. E ela tem que estar BEM verde mesmo. 

 

Receita:

Ingredientes

12 bananas verdes orgânicas

Água o quanto baste

1 panela de pressão

 

Modo de Preparo
passoapasso-BIOMASSA

Separe as bananas cortando o cacho em cima. Depois lave-as bem. Coloque em uma panela de pressão e cubra com água. Feche, e ligue o fogo alto. Deixe dar pressão, e conte 8 minutos. Desligue e deixe que o ar saia sozinho.

É importante descartar a água do cozimento que estará cheia de tanino, uma substância natural da banana que gruda em tudo.

Você pode tanto processar ou liquidificar a banana. Fica mais fácil processar, porque tem mais área e não força tanto a máquina. Mas, se você não tiver, pode usar liquidificador numa boa. Na hora de liquidificar, é importante que você liquidifique a polpa com água fervendo ou o mais quente que puder, pois vai ajudar a liquidificar melhor sem forçar tanto o motor do liquidificador.

Você pode armazenar de várias formas:

  • Pode colocar uma parte em um pote de vidro na geladeira que dura até 4 dias.
  • Em forminhas para gelo (nesse caso é importante que você deixe a biomassa bem líquida antes de colocar nas forminhas. Nesse caso ela é ótima para usar em vitaminas, sucos, shakes etc.)
  • Pode congelar as bananas somente cozidas em um saquinho tipo ziplock. Mas antes, recomendo que você congele as bananas soltas em um prato por exemplo no congelador, e só depois você guarde-as em saquinho tipo zip lock, porque desta forma, a banana não terá contato com o plástico, pois o gelo protegerá. Melhor ainda se puder colocar por “porção”, como por exemplo 1 a 2 bananas por saquinho. Sempre que for usar, você retira um pouco antes para a banana descongelar e utilize por exemplo para engrossar um feijão, batendo no liquidificador com um pouco do caldo e depois voltando para a panela e cozinhando até engrossar.

Aproveite essa maravilha!

Grande beijo,

Malu

 

*trecho retirado do site: http://dragiselasavioli.blogspot.com.br/2013/03/biomassa-de-banana-verde-vamos-aprender.html